Tour da França: Paris Je T'aime (2)

Dando continuidade ao nosso Tour de France, apresento-vos mais um dos curtas de Paris Je T'aime. Este é situado no Père-Lachaise, e foi dirigido por Wes Craven.

O Père-Lachaise é o maior e mais famoso cemitério de Paris, situado no vigésimo arrondissement da capital francesa. No século XIX, os governantes de Paris resolveram extinguir os antigos cemitérios espalhados pela cidade, e construíram 4 grandes cemitérios, sendo 3 fora dos limites da cidade: o cemitério de Montmartre a norte, o Père-Lachaise a leste, o Montparnasse ao sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

Mas os parisienses (principalmente as classes mais abastadas) não aceitavam de bom grado o Père-Lachaise, por sua localização de difícil acesso. A forma de contornar isso foi tornar a população do cemitério digamos.. mais atrativa. E foram transferidas para o Père-Lachaise ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

"A importação de defuntos renomados deu tão certo que o lugar se transformou num dos principais pontos turísticos de Paris. Hoje, mais de 2 milhões de visitantes passam pelo cemitério todos os anos. Como ele é imenso - possui uma área equivalente a mais de 50 campos de futebol - e há tanta gente famosa enterrada ali, guias organizam passeios temáticos: é possível visitar só as sepulturas de mestres da literatura ou só a de mestres da música, por exemplo."

O Père-Lachaise é algo como o Cemitério Internacional da Forbes, ou a Ilha Fúnebre de Caras. Brincadeiras à parte, dizem que o Père-Lachaise não é apenas um imenso cemitério onde moram as ossadas de personagens históricos, mas um interessante passeio pelos estilos de sepulturas de diversas épocas.

Algumas das personalidades do Père-Lachaise que me chamaram atenção: Frédéric Chopin (1810-1849), compositor polaco; Édith Piaf (1915-1963), cantora francesa; Molière (1622-1673), autor de teatro francês; Allan Kardec (1804-1869), codificador do espiritismo; Oscar Wilde (1854-1900), escritor; e Abelardo (1079-1142) e Heloísa(1101-1164).



fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/franca/cemiterio-do-pere-lachaise.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio_do_P%C3%A8re-Lachaise

Nenhum comentário: