Da série "Canhotos, o outro lado da vida"

Encontrei algumas reportagens muito loucas no site da BBC sobre canhotos. Pra os desavisados, como o meu pai, eu sou canhota.
Seu Dadá de vez em quando percebe isso, fica maravilhado com a descoberta, e depois volta a esquecer.

Canhotos pensam mais rápido, diz pesquisa
Uma pesquisa feita na Austrália indica que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.

Nick Cherbuin, cientista que liderou a pesquisa, explicou que as pessoas tendem a usar os dois hemisférios para tarefas muito rápidas ou muito difíceis, e para tarefas que exigem muita informação, como jogos de computador, dirigir em ruas e estradas lotadas ou esportes.
Indivíduos extremamente canhotos eram 43 milésimos de segundo mais rápidos do que destros para localizar letras semelhantes nos campos visuais da esquerda e da direita.
"Sempre foi dito que canhotos são diferentes de destros (...). Isto parece ser a prova de que canhotos usam os dois lados do cérebro para linguagem, eles são mais bicerebrais. São mais rápidos pois precisam usar mais vezes os dois lados do cérebro", afirmou.


hehe, essa eu já sabia. Mamãe também me acha inteligente.

Caramujo 'canhoto' teria como escapar de predador
Caramujos cujas conchas têm abertura virada para a esquerda conseguem escapar do assédio do caranguejo, o maior predador de sua espécie, segundo estudo feito nos Estados Unidos e publicado no jornal Biology Letters.

Os cientistas americanos descobriram que o caranguejo não consegue abrir suas conchas porque não possuem um mecanismo natural para isso.
"Eles possuem uma espécie de abridor de latas na pata direita", disse Gregory Dietl, pesquisador da Universidade de Yale.
"Imagine tentar usar um abridor de latas destro com sua mão esquerda. É bem difícil."

Os pesquisadores observaram fósseis de animais que viveram entre 1,5 e 2,5 milhões de anos atrás.
Mais de 90% dos caramujos destros apresentam cicatrizes deixadas por seus predadores, o que não acontece com os canhotos.
O que não ficou explicado para os pesquisadores é porque os caramujos com a concha virada para a esquerda, mesmo tendo essa vantagem, estão presentes em número bem menor na natureza do que os que têm a concha aberta para a direita.
Uma possibilidade é que este tipo de caramujo não encontre parceiros com facilidade e tenha então dificuldades para se reproduzir.


Canhotos são melhores de briga, diz estudo
Os canhotos são melhores de briga, o que pode explicar a sobrevivência deles, segundo um estudo da Universidade de Montpellier, na França, publicado na revista especializada Proceedings B.

Os cientistas franceses acreditam que essa vantagem seria a explicação para a existência dos canhotos na sociedade atual, mesmo com um risco maior de contrair algumas doenças.
Segundo a equipe que participou do estudo, os canhotos levam vantagem em esportes como esgrima, tênis e beisebol. Os cientistas dizem que esses esportes são "casos especiais de luta - com regras rígidas, incluindo a proibição de matar ou machucar intencionalmente o oponente".
No entanto, esse fato os levou a especular que os canhotos também teriam vantagem em contextos mais agressivos, como guerras, e, portanto, sociedades mais violentas teriam uma maior incidência de canhotos.

ou seja, nunca desafie um canhoto, principalmente se ele estiver com a mão esquerda desocupada.

(copiado do antigo blog, escrito em 06 de dezembro de 2006 17:36)

Nenhum comentário: