Recordar é Viver

A seguir algumas histórias do meu tempo de criança lá em Penaforte, relembradas sempre que a Munizada lá de casa se reúne.

Haja gás para essa mulher

Minha tia, moça prendada e vaidosa, seguia seu ritual de beleza à risca, porque toda moça bem-educada sabe que aparência e queima de estoque, quando negligenciados, afastam as melhores oportunidades.

Certo dia, após iniciar o dito ritual, ouviu a sineta do caminhão do gás e saiu correndo, pra repor o combustível do seu possante de 4 bocas. Não entendeu o porquê dos olhares lascivos do vendedor. Havia esquecido uma calçinha na cabeça. Justo aquela, de renda vermelha! Ui!!!

Quem tem pena da D. Baratinha?

Desde pequena eu já era muito sensível e avessa a injustiças contra os mais fracos, mas a gota d'água foi aquela chinelada violenta que Mamãe deflagrou sobre uma pobre barata que ia passando. Foi a maneira como ela fez aquilo, sua total indiferença à historia de vida, às expectativas e aos planos daquela barata, que me indignaram. Eu me enchi de compaixão pela pobre alma do inseto, que poderia simplesmente estar a caminho do trabalho ou da casa de uma amiga, e bradei revoltada para minha mãe:
- Mãe, se eu estivesse indo pra escola, e alguém me desse uma chinelada dessas, a senhora iria gostar?!?!
E Mamãe friamente respondeu:
- Mas aqui não é a escola da barata!! Pegue uma vassoura.

6 comentários:

Gustavo Santos disse...

Esse seu relato da barata me lembrou algumas passagens singelas da minha infância também. Certa manhã, na fazenda, encontrei-me em torcida fervorosa por minha mãe, enquanto ela mantinha na mira de uma espingarda calibre 28 uma cobra no telhado. Mas reconheço que nunca fui piedoso com as vítimas. Era até divertivo ver as telhas se esfacelando, o corpo caindo e a consolidação do homicídio a coronhadas.
"Tá morta mesmo mãe?"
"Enterre pra garantir."
Lições de vida...

P.S.: quero seu telefone.

Patrícia Muniz disse...

ha-ha-ha.
pegue se for capaz.

P.S. do P.S.: "ha-ha-ha" é uma risada de indiferença, por vezes de deboche. É completamente diferente de "hahaha" (cômica, espontânea), de "kkkkkkk" (gargalhada efusiva e indiscreta), e de "huahuahuahua" (risada de vilão e de papai noel)

Anônimo disse...

Qdo eu era jovem e irresponsável eu ia atrás das baratinhas com uma havaiana e inconcientemente errava o alvo pra elas conseguirem fugir, heheh.

Patrícia Muniz disse...

Nivix, voce é uma pessoa de alma nobre.
Se tivessemos nos conhecido antes poderíamos ter criado uma fundação de apoio aos insetos desamparados (porque eu também protegia formigas). Você poderia me ajudar a organizar um protesto lá em casa. Mamãe iria nos reprimir, mas nós suportaríamos todo tipo de perseguição e tortura em nome dos nossos ideias.

Viva la revolucion!!! :,)

Nancy Lyra disse...

hahahaha
Isso me lembra a minha primeira confissão a um padre... "já matei formigas, baratas..."
Ah, mas como eu rezei um Padre Nosso e 10 Ave-Marias, fui perdoada, ó.

P.S.: Gas, pega o telefone dela comigo. (/me com sorrisinho sarcástico no rosto)

Patrícia Muniz disse...

Agora pronto!!!!
So falta Nancy dizer "Rápido Gas, eu seguro ela e voce pega o telefone!"

Só espero que Gas nao se anime e também me dê um soco no estômago. :/

P.S.: kkkkkkkkkkkk. Nancy, ele estava se referindo ao meu novo celular original de luxo e exclusivo para jedis.