Etiqueta e Comportamento for Dummies

Na última visita à casa de meus pais encontrei um livro especial, que jamais havia me tomado atenção antes. Na verdade é o terceiro volume de uma coleção que está lá em casa desde sempre. O titulo da coleção é "Grande Enciclopédia do Lar, da Mulher e da Arte Culinária" e não possui data de publicação, mas suponho que seja da década de 70, pelo menos. Os dois primeiros volumes são dedicados exclusivamente à culinária, mas dado o conteúdo do terceiro volume, e à maneira como é escrito, eu lamento profundamente que toda a coleção não seja dedicada aos mesmos temas:

Beleza Feminina
Etiquêta Social
Regimes e Ginástica
Tudo sobre o Lar
Namoro e Casamento
Primeiros Socorros
Saúde do Bebê

Minha progesterona entrou em ebulição e fiquei ansiosa para descobrir o que aquele livro, dedicado exclusivamente às "mulheres casadoiras e de família", tem a nos oferecer, ainda mais sendo totalmente alheio as essas modernices de hoje em dia (que, segundo minhas tias, são completamente desvantajosas, porque acabam com a nossa reputação, mas não acabam com o caritó). Virou meu livro de cabeceira nos dias em que estive lá, e me causou desde pequenos questionamentos até grandes gargalhadas. Tantas coisas são subentendidas e ditas nas entrelinhas que chega mesmo a ser engraçado, como uma conversa de mães e avós cheias de pudores, bem à moda antiga.

E é claro que não poderia deixar de dividir tantos ensinamentos com minhas amigas leitoras. Por outro lado, como eu, que levei quase nada a sério, poderia transmitir a vocês, minhas caras amigas, aqueles magníficos textos, sem influenciá-las com minhas próprias opiniões? Como minhas tias também dizem, a pior coisa que pode acontecer a uma "moça direita" é sofrer a má influência das amigas. E quem sou eu, para desencaminhá-las? Justo eu.

Então, para que nada seja mal interpretado e nenhuma honra seja posta em perigo, eu convidei uma pessoa mui-conceituada e mui-honesta para apresentar aqueles grandes ensinamentos a nós, mulheres de boa procedência (seja lá para onde procedemos).
Ela é D. Mariquinha, uma mulher educada desde cedo para ser mãe exemplar e esposa amantíssima, um poço profundo de elegância, um baluarte do traquejo social, um farol no mar de ignorância das moças inexperientes, o crème de la crème da agro-sociedade de Penaforte.

Logo D. Mariquinha vai assumir alguns posts deste blog, com seus comentários cheios de sabedoria de salão, e embasados pelas melhores técnicas de relacionamento inter-pessoal desde o tempo de Maria Antonieta (que jamais perdia a cabeça pra manter as aparências).

Espero profundamente que vocês gostem e façam bom proveito. Da minha parte, espero não me arrepender, porque D. Mariquinha já anda reclamando da decoração do meu blog. Já barrei terminantemente o vaso em forma de cisne com flores de plástico. Agora ela tá doida pra colocar umas cortinas de veludo e uns quadros de paisagem ali do lado esquerdo. Ai ai ai.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver Gloria Calil (é com K? preguiça de procurar) superar essa!
Dá pra rir um bocado tb procurando revistas femininas antigonas, tipo Querida". =) Mas do qq eu tô falando? Quem precisa de "Querida" qdo se tem de graça o portal do terra?:P

Nancy Lyra disse...

D. Mariquinha tá me cheirando a teu alterego...