Amor sem restrições

Ultimamente tenho refletido bastante sobre o amor, especificamente o amor entre familiares.

Pra mim, este tipo de amor deveria se enquadrar na categoria "Sem restrições de uso". Aliás, toda forma de amar deveria se enquadrar nesta categoria, mas o que vejo na realidade é que sempre há "poréns" para que expressemos nossos sentimentos.

O texto abaixo foi retirado de um blog português que vejo regularmente. Um bom momento de reflexão para todos.

“O amor e a compaixão são necessidades e não um luxo. Sem elas, a humanidade não consegue sobreviver.”
Dalai Lama

Seja o Natal, um aniversário, o dia do pai ou da mãe, são muitas as ocasiões em que nos desdobramos para encontrar aquele presente perfeito para alguém que nos é muito próximo e muito querido. Porém, algumas das melhores prendas que podemos oferecer a quem mais amamos não se compram em lojas e, embora não possam ser embrulhadas e rasgadas com antecipação, podem ser, a longo prazo, prendas muito mais valiosas para quem as recebe.

A sua presença. Isto significa que passar tempo com as pessoas que ama deve ser uma prioridade e, se essas pessoas forem realmente importantes, encontrará tempo para elas. Pode ter de ajustar algumas coisas na sua vida, mas valerá a pena. No entanto, mais do que encontrar o tempo para estar com essas pessoas, é saber realmente estar com elas – o que significa que, estando na sua companhia, deve viver o momento em vez de estar a pensar no trabalho e de estar constantemente a verificar o telemóvel para ver se tem chamadas ou mensagens ou ainda a fazer outras tarefas. Em vez disso, deve deixar tudo de parte e concentrar-se no tempo que reservou para estar com esses familiares e/ou amigos – ouça-os, divirtam-se, esteja presente.


O seu amor. Esta prenda é, talvez, a mais óbvia da lista, mas também é demasiada importante para não merecer ser realçada. É crucial que diga às pessoas que ama… que os ama! Regularmente. É igualmente importante que demonstre esse amor, através das suas acções e gestos diários – abraços, beijos, sorrisos, momentos íntimos, dedicar-lhe um mimo especial, estar atento às suas necessidades e sentimentos… são pequenas coisas que têm um enorme significado.

A sua compaixão. Qual é a diferença entre a compaixão e o amor? É possível amar uma pessoa e não mostrar-lhe compaixão. Por exemplo, os pais conseguem amar e disciplinar os seus filhos em simultâneo, apesar de a compaixão ser, muitas vezes, mais importante do que a disciplina. Compaixão é ter empatia para com a pessoa amada, é tentar ver as coisas através dos seus olhos, é tentar compreender as dificuldades ou momentos mais difíceis que estão a viver… e depois, fazer o seu melhor para ser carinhoso, para ajudá-los a ultrapassar os obstáculos e voltarem a ser felizes.

Uma voz. Podemos dar tanto a uma pessoa simplesmente ao dedicar-lhe a nossa atenção, ao ouvi-la, ao mostrar que estamos realmente interessados naquilo que ela tem para dizer, porque é importante e respeita-o. Quantas vezes o nosso marido/mulher ou filhos não falam connosco só para receberem como resposta um aceno de cabeça pouco interessado ou um comentário que desvaloriza as suas palavras. Se der a essa pessoa uma voz, mostrando-lhe que as suas palavras têm valor e são importantes para si enquanto ouvinte, terá um impacto muito profundo nas suas vidas.

Um estilo de vida saudável. Quando passar tempo com as pessoas que ama, procure fazê-lo com actividades divertidas e saudáveis: uma caminhada, uma partida de ténis, jogging, jardinagem, passear o cão, etc. Quando comerem juntos, façam uma refeição deliciosamente saudável. Incorpore hábitos salutares no seu estilo de vida e motive as pessoas que ama a fazer o mesmo – pode salvar-lhes a vida.

Acreditar na pessoa amada. Simplesmente acreditar noutra pessoa e mostrar-lhe isso através das suas palavras e gestos, pode fazer uma enorme diferença. Estudos sobre pessoas que foram criadas em lares disfuncionais, mas que se tornaram adultos felizes e bem-sucedidos, mostram que todas elas tinham nas suas vidas um adulto especial que acreditava nelas. Faça isto não só pelas crianças na sua vida, mas também pelos adultos – apoie os seus sonhos, paixões e passatempos, ajude e motive-os, seja o seu maior fã. Independentemente de concretizarem ou não esses sonhos, o facto que alguém – você – acreditou neles é, de longe, o mais importante.

Texto: http://estadozen.com/artigos/as-6-melhores-prendas-que-podemos-dar-quem-amamos
Imagem: http://www.flickr.com/photos/julianagoes/3072822290/

Nenhum comentário: