Relevar

Conversando com uma amiga esta manhã, ela me lembrou algo que já havíamos concluído, sobre algumas mágoas que pessoas queridas podem nos causar: Releve. É a maior demonstração de amor que você pode dar a esta pessoa.

De fato, relevar é um caminho rápido e calmo, mas apenas se você libera, de fato, seu coração da necessidade de desculpas, de mudança de atitude e do arrependimento da outra parte. Caso contrário, relevar pode se tornar um ato mais doloroso que protestar, porque você guarda a mágoa no seu peito, esperando para descartá-la apenas quando suas necessidades forem atendidas. Enquanto isso, ela cresce como uma erva daninha.

Eu ainda não consigo relevar algumas mágoas, justamente porque partem de pessoas queridas. Embora elas possam ser categorizadas como "releváveis", meu coração não abre mão da mudança de atitude, porque são mágoas recorrentes.

Gostaria de ter uma resposta para este impasse dentro de mim, mas não tenho. Acho que o problema é o amor ser uma via de mão-dupla, e ninguém pode guiar em duas mãos ao mesmo tempo. Também não adianta que o outro lado ande na sua mão se os faróis estiverem apagados.

2 comentários:

Nivix disse...

Eu acredito que as coisas que não conseguimos relevar devem ser discutidas. Do contrário, corremos o risco de um dia "jogar na cara" da pessoa algo que ela julgava já ter sido superado. E vem aquela sensação ruim "Puxa, como eu sou rancorosa!". Para mim, relevar é diferente de perdoar. Relevar é apenas um ato de tolerância e respeito com o outro, mas isso só é possível quando este outro tem uma certa distância do coração, mesmo que pequena. Para os que moram lá dentro num tem jeito é questão de perdão mesmo. E aí dá trabalho... e tome DR com os amigos, ehheh!

Nancy Lyra disse...

Se você descobrir como, me avisa. Também nunca aprendi a jogar fora as mágoas... e são tantas...