Fases


Foi uma criança agitada, questionadora e precoce. Não aceitava os argumentos dos adultos se não lhe parecessem coerentes, e tinha prazer em assustá-los com opiniões mais lógicas do que eles esperavam de uma criança. Também era inventiva e sensível, tão sensível quanto esperavam que uma menina fosse, mas também tão perspicaz quanto não esperavam que uma menina fosse. E foi criticada, porque não cabia às meninas ingênuas essa personalidade. Passou então a achar-se uma criança má, e no fim da infância, retraiu-se.

Foi uma adolescente tímida, medrosa e indecisa. Procurava sempre justificar a opinião dos outros, mesmo que não lhe fossem favoráveis, na esperança de que não fosse repreendida, mas por dentro, queria dar bananas para todos. Tinha consciência de seu corpo, mas não tinha coragem para assumi-lo. E foi criticada, porque não cabia às moças modernas essa personalidade. Passou então a achar-se uma garota frustrada, e no fim da adolescência, soltou-se.

Foi uma adulta sociável, observadora e ansiosa. Permitiu-se enfim apaixonar-se, e quebrar a cara, e sofrer, e tentar novamente. Desenvolveu, ou recuperou, sua opinião e desejos próprios, sem se preocupar em atender às expectativas dos outros, mas muitas vezes flagrou-se fragilizada, chorando por não saber lidar com seus próprios problemas. E foi criticada, porque não cabia às moças independentes essa personalidade. Passou então a achar-se uma moça insegura, e no início da maturidade, reeducou-se.

Agora, quer assumir a MULHER que existe dentro de si, apenas. Sem rótulos, sem críticas, sem concessões, porque descobriu que cabem sim às mulheres de verdade essas personalidades, cada uma a seu tempo, e com suas consequências para nosso crescimento.

2 comentários:

Nancy Lyra disse...

Oxente, essa sou eu!

Nivix disse...

Legal =)