A Matemática do Jumento

Reuniões de sertanejos quase sempre são animadíssimas, mas nunca um encontro foi tão instrutivo quanto aquela viagem de carro ao sertão, em que discutimos a lógica matemática de um jumento. Sim, o jumento (ou asno, ou jegue, ou burro), que já serviu tanto aos sertanejos, hoje é trocado por motos, e vaga abandonado pelas rodovias do sertão, aumentando o risco de acidentes. Por isso, é preciso cuidado redobrado quando dirigimos para nossa terrinha.

Por que um jumento numa rodovia é tão perigoso? Ora, vejamos:

Para os demais animais, cuja lógica é mais simples, ou mais determinística, é normal que a orientação seja fugir na direção contrária a um possível perigo. Na cabeça dos demais animais, roda pelo menos uma função injetiva.

Uma função f:A -> B é uma função injetiva se para cada "y" da imagem de f existe um único "x" do domínio A, tal que
f(x) = y.

Mesmo para as galinhas, cujo gráfico da função se assemelha a uma senóide bêbada, ainda é possível traçar uma padrão matemático.


Já o nosso amigo jumento é um bicho completamente aleatório. Na sua cabecinha roda uma função randômica que decide qual orientação tomar em qualquer situação. E como em toda boa função randômica, sabe-se Deus o que vai acontecer. Tudo é possível, desde correr ao encontro do carro, correr em paralelo, em diagonal, em círculos, ou permanecer parado. Ainda é possível permanecer parado no eixo X-Y, e ficar aos pulos no eixo Z, numa demonstração clara de que funções 3D também são possíveis.

Segundo um estudioso no assunto (meu irmão), jumentos só conseguem ter um comportamento determinístico quando estão correndo atrás de uma jumentinha aprumada. Mas, esta ainda mantém suas características não-determinísticas. Logo, por transitividade, dá no mesmo.


Então amigos, se tiverem o prazer de viajar para o nosso amado sertão, e avistarem um jumentinho serelepe no caminho, não percam tempo calculando a probabilidade dele amassar a lataria do seu carro. Ele é muito mais complexo do que você pensa e merece respeito, senão social, pelo menos matemático.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse post tinha que estar no Yahoo Posts.
E gostei mais ainda do: "Saca lógica Fuzzy". Lembrei de um certo professor ...

Gustavo Santos disse...

Com certeza, essa foi definição mais precisa para a absoluta imprecisão do comportamento jumental. Vale a REAL advertência a todos que se aventurarem pelas estradas do sertão.
Essa formalização pode ainda ser derivada para a perspectiva embedded user. Jumentos também empacam ou desapiam pra fora da rieira INCLUSIVE com o dono puxando. Testemunho com conhecimento de causa.

(ixe, fazia tempo que eu não aparecia aqui :))

Patrícia Muniz disse...

"embedded user" foi otimo :D

meu amigo, apareca sempre, e nunca deixe de mandar um comentario. :)

Nivix disse...

Huahuahau, muito bom!
Tenta modelar uma Cadeia de Markov, talvez ajude! ;)