Um grande ano

Definitivamente, 2009 não foi fácil. Não apenas para mim, mas principalmente para algumas das pessoas que amo, e isso me dói mais do que se tivesse sido comigo mesma. Ver quem amamos passar por uma provação e poder fazer muito pouco, ou nada, para aliviar seu fardo é muito doloroso.

Mas não posso reclamar, porque mesmo na dor, esse ano me mostrou lindas lições de vida. São tantas, e tão emocionantes, que eu poderia escrever páginas e páginas, todas molhadas com lágrimas, mas felizmente concluídas com um suspiro de alívio. Algumas dessas histórias ainda estão em curso, e tenho rezado muito para que tragam crescimento e paz para nossos corações.

Vi amigos fragilizados pelo medo da morte ou das limitações respirarem fundo e animarem aqueles que estavam ao seu redor, e finalmente entendi que fé não é guardar o sofrimento dentro de si e esperar que algo divino o elimine magicamente. Fé é aceitar suas provações, por mais dolorosas que sejam, como parte de nossas vidas, e seguir olhando para frente com alegria. O jugo é leve, se assim desejarmos que ele seja.

Vi amigos afastados pela correria diária se reaproximarem na adversidade para se apoiarem mutuamente, cada um pedindo ao outro que divida suas angústias, porque ver o outro um pouco menos triste o faz imensamente mais feliz. Entendi que dar amor é muito mais gratificante que receber, e é o melhor remédio para nossas próprias dores.

Vi lindas uniões conjugais se revelarem amores magníficos quando o companheirismo, a compreensão e o zelo falaram mais alto que a aparência física, a posse e as necessidades materiais. Entendi que amores reais se fortalecem na adversidade, e que aqueles amores que se cobram a perfeição são orgulhosos demais para evoluírem.

Também vi pessoas sofrerem grandes injustiças, e simplesmente oferecerem a outra face, não numa atitude de passividade, mas de perdão aos seus opressores. Percebi que não são os que se dizem inteligentes e espiritualizados que entendem de fato as palavras de Jesus, mas os simples e puros de coração, mesmo quando eles próprios não têm noção disto.

Pensando bem, 2009 foi um grande ano. Um ano de transformação interior, e de grandes batalhas vencidas com dignidade e fé, que iremos comemorar juntos em 2010.

Dante´s Prayer, na voz de Loreena Mckennitt

Desejo a todos os amigos (conhecidos e desconhecidos) que acompanham este blog, não apenas o melhor destino, mas principalmente, uma linda jornada. E que 2010 seja um ano de boa colheita para todos.

Um comentário:

Nivix disse...

Que lindo!
Boas Festas pra você!!! =)