Um Mimo de Amigo

Hoje saí cedo de casa e deixei D. Socorro, minha diarista que vem aos sábados, sozinha. Avisei que passaria todo o dia fora, fazendo um curso, e que ela fizesse o de sempre. A semana foi puxada e eu não pude fazer uma feira decente. Despensa e geladeira praticamente vazias.

- D. Socorro, a única coisa que tem na geladeira é uma carne de sol. Faz aí o que se pode fazer com uma carne de sol. Só não faz galinha ao molho porque eu já tô enjoada.
- Vou fazer bife acebolado!
- Ta ótimo!! Só tem um problema: não comprei cebola!
- Tem nada nãããããão, minha filha! Vai ficar bom assim mesmo.

D. Socorro é uma senhora alegre, otimista, generosa, super-mãe de dois filhos e muito batalhadora. Ela é lá do sertão, como eu, e por isso digo que falamos o mesmo dialeto. Eu entendo seus sentimentos pelo fato de ter crescido no sertão brabo, pobre e machista de Pernambuco, e por isso também imagino o que dizer para amenizar o que foi doloroso. Ela conhece as desventuras mais dolorosas que vivi, e me conforta dizendo que ora sempre por mim, e que tem certeza que tudo vai dar certo no final. E quando dá certo, ela pisca o olho pra mim e me diz:

- Eu não disse, minha filha? Eu só descanso de orar quando eu consigo!

Somos meio confidentes, torcemos e vibramos uma pela outra, e estabelecemos uma relação de confiança mútua. Mas também acordamos que não vamos misturar os papéis, justamente para não interferirmos na amizade.

Cheguei agora, já noite, pensando apenas em descansar a mente, porque o corpo já estava praticamente desmaiado. E eis o que encontro: um belo bolo tamanho G em cima da minha mesa, e uma jarra de suco de maracujá super forte dentro da geladeira! O prêmio do guerreiro de volta ao lar.

Epa! Mas não tinha maracujá na minha geladeira! Aliás, eu acho até que a margarina tinha acabado. E o bife acebolado tem cebola!!!!!! :O

É muito mais do que eu esperava, e exatamente o que eu precisava. Nem eu sabia que precisava disso pra encerrar meu dia satisfeita.

D. Socorro sempre adivinha quando estou precisando de um mimo, e eu sei que vindo dela tem absolutamente nada a ver com bajulação ou obrigação, mas com zelo e carinho. É por isso que ter um amigo que simplesmente nos deseja a felicidade já torna nossa vida mais feliz.

Nenhum comentário: