Contos Perdidos: O garoto e o homem


Toninho era luminoso, de uma risada meio desengonçada, meio inocente, como quem ria de suas próprias piadas sem esperar que os outros achassem graça alguma. O humor e a inteligência de Toninho o diferenciava dos demais rapazotes de sua idade. Não era sua intenção ser divertido ou interessante, era apenas seu jeito de ser.

Georgiana, bem mais velha e experiente, encantava-se com Toninho e com o fato dele desconhecer completamente o quanto era especial. Georgiana encantava-se, mas não tinha um interesse genuíno em Toninho. Ela apenas admirava aquele viço, aquela alegria despretensiosa, e imaginava o homem maravilhoso que Toninho seria, e de como a sua escolhida seria uma mulher de sorte, e portanto deveria ser tão especial quanto ele.
Georgiana desejou que sua filha ou uma de suas sobrinhas fosse uma mulher à altura do homem que Toninho seria. Sim, no futuro Toninho seria o homem que ela própria gostaria de encontrar no presente.

...

No casamento do filho de uma amiga, Georgiana sentou-se à mesa dos amigos de sua filha. Adorava observar a alegria despreocupada dos jovens. Eis que aquele homem se aproxima, bonito e retentor de atenções. Era Toninho, homem feito. Georgiana sorriu para o rapaz, chamando-o para um reencontro de amigos.
Toninho, agora Tony, exalava uma autoconfiança sólida como uma parede, mas ao mesmo tempo parecia pedir com olhos que as pessoas confirmassem quem ele era. Sentado displicentemente com tronco e cabeça inclinados para trás, pernas cruzadas para fora da mesa, demonstrava que queria atenção, mas ao mesmo tempo queria proteger-se dos demais. Gabava-se de aventuras e enumerava conquistas num tom quase debochado. E Georgiana atenta, procurava o homem que ela previra no passado.

Toninho havia se dado conta do seu carisma, mas interpretou que “aquilo” era consequência do seu poder atrativo, quando na verdade o seu poder atrativo era consequência do que ele era.
Infelizmente, Tony não era o homem maravilhoso que Toninho poderia ser.
Georgiana sorriu um sorriso educado e aguado, e despediu-se de Tony. Enquanto deixava a mesa, olhou para sua filha e imaginou: que pena que ele não é um homem à altura da mulher maravilhosa que ela se tornou.

Nenhum comentário: