Nomes com personalidade

Alguns nomes fixam-se em nossa mente, e sempre os associamos a algum tipo característico. Eu corro o sério risco de parecer antipática ou preconceituosa com minha opinião. Eu peço mil desculpas às pessoas que têm esses nomes, mas é algo que está no meu subconsciente. Não dá pra controlar. Obviamente que ninguém precisa seguir o esteriótipo do seu nome, assim como não sigo o do meu (pelo menos eu espero).

Leduína - Esse nome virou sinônimo de perua esnobe desde que assisti um episódio de He-Man, onde a prima dele, Lady Leduína, mostrava sua nojentisse. Leduína não é apenas um nome, é um estilo de vida. Ela é magérrima, tem olho de peixe morto, come com o dedinho levantado e torce o nariz quando vê algo diferente de um espelho. Um nojo. Portanto, amiga leitora, se uma dia me ouvir chamá-la de Leduína, ponha-se em armas, porque eu sou doida pra assanhar o teu cabelo.


Lucrécia - Da mesma linhagem de Odília e Medéia, esse nome me remete a alguém mal, muito mal. Se não é mal na essência, é mal de reputação, pelo menos. Desculpe mais uma vez, mas eu não consigo parar de pensar no medo que os pais do bebê Medéia sentiriam quando ela chorasse,
- Oh não, Medéia está chorando!! Vai lá ver o que é, vai.
- Vou nada. E se for uma armadilha!!
ou na cara de prazer da pequena Odília depois de empurrar uma coleguinha escada abaixo. Uma vilã com nome, e nem precisa de sobrenome.

Esdras - Isso é nome de coadjuvante. Esdras me parece aquele ex-namorado de 3 meses, o amigo do amigo, o cara do estoque. Sempre que eu tento me lembrar do nome de alguém que estava ao lado de outra pessoa, num dia qualquer, penso que ele se chama Esdras. Mas Esdras não é uma pessoa sozinha ou triste, porque ele é super boa praça, e todo mundo é amigo dele. Esdras tá em todas, só não conta ponto.

Melissa - Não há como negar, é a princesinha do papai. Não é necessariamente mimada, mas é manhosa. Melissa acorda de manhã com um pouquinho de remela no olho, calça suas pantufas rosa, e escova os dentes com um creme dental com glitter. Tudo isso com aquela carinha de anjo adolescente. Os pijamas e roupas íntimas de Melissa são todos com motivos delicados, e a coisa mais ousada que ela já usou foi uma calcinha com a frase "Sexy Girl" escrita atrás. Melissa é um doce de menina, mas seus pais às vezes se irritam com tanta meiguiçe. Quando Melissa está chateada, joga seu ursinho de pelúcia pra fora da cama, num arroubo de fúria. Mas logo vai correndo pegá-lo de volta, arrependida da injustiça com seu melhor amigo.

Febrônio - É lógico que Febrônio está com febre, mas ele insiste que não. O médico nem quer aferir a temperatura: É claro que Febrônio está com febre, que pergunta idiota! Mas Febrônio não admite isso, se irrita e fica vermelho. Febrônio vermelho também não é novidade pra mim. Se estiver suando frio, então está mais do que provado: está com febre, e talvez seja espanhola, que é mais agressiva. Febrônio explode quando ouve isso.

Jurema - Irmã de Mariquinha e de Zuleiqua. Namorada de Genevaldo. Melhor amiga de Raimundinha. Moça de família, prendada e recatada. Jurema é um mulherão, tem curvas acentuadas e balanço nas cadeiras, mas o que marca mesmo sua presença é seu estilo: conjuntinhos coordenados, com bijoux, bolsa e sandálias da mesma cor. Quando está em casa, Jurema usa bobes ou touca no cabelo. Quando sai com Genevaldo, usa perfume Contouré e batom 24 horas. Jurema é o elo perdido dos anos 60, o terror das fashionistas ultra-modernas, e adora isso.

Abdoral - Sou fã de Abdoral. Ele não é bonito, não é rico, não é famoso, mas é gente que faz. Acorda cedo, rala muito, cuida da avó, tem cara de bobinho, mas é até esperto. É o genro e o filho que toda mãe gostaria de ter. Só tem um problema: Abdoral tem um desejo reprimido por Leduínas, justo aquelas que odeiam a total falta de glamour de Abdoral.

Wenyslady Tayonnara - isso não é um nome, é uma mensagem criptografada! Não associo estes nomes a uma personalidade específica, mas imagino como são os pais dessa pessoa. Mentes... assim... digamos, criativas. Interessante o uso indiscriminado de y, w, k, ll e nn. Como se não fosse pouco, quase sempre são nomes compostos. Vários amigos me sugeriram outros exemplos com o mesmo padrão:
- Yáscara Francislayny
- Daynara Rasquejany
- Silnomeyre Tuillanny
- Wherislaine Mychelly (Fabiano disse que era algo como "Where is line?")
- Glacioneide Pollyanny
ps: me avisem se souberem de algum nome que seja um palíndrome perfeito.

(copiado do antigo blog, escrito em 13 de agosto de 2007 18:15)

Nenhum comentário: