A todas nós... e todos nós também


Quando meu pai quer me elogiar ele diz "ô nega macha!". Ele também diz que herdei as melhores qualidades dele, e ele acha que são justamente aquelas que o fazem um homem de verdade.
Alguns colegas de trabalho dizem que programo e dirijo como um homem, e dizem que isso é um elogio. O lado bom dessa "camaradagem" é que tenho acesso às piadas mais infames, mas às vezes esse também é o lado ruim.
Uma grande amiga sempre me diz que se eu fosse homem ela me namoraria, porque, segundo ela, eu consigo racionalizar coisas que muitas mulheres não conseguem, e essa é uma qualidade que muitas de nós procuramos nos parceiros.

Essa é a forma que algumas pessoas encontram para nos elogiar: ressaltar nossas qualidades supostamente masculinas.
Agradeço cada um dos elogios, mas discordo que essas qualidades sejam próprias do gênero masculino. Nossas qualidades, e defeitos também, são reflexos das nossas vivências, dos nossos valores, e da nossa sensibilidade, claro.

Coragem, força e determinação não são exclusivas dos homens, mas de toda pessoa que tenha fé em si mesmo e no dia de amanhã, seja um bombeiro ucraniano que, mesmo certo da própria morte, enfrenta um vazamento nuclear para salvar os demais, ou uma mulher haitiana que perdeu tudo, e ainda assim adota os órfãos dos vizinhos.

Paciência, delicadeza e dedicação não são exclusivas das mulheres, mas de toda pessoa que tenha amor no coração e não tenha receio de compartilhar, seja uma enfermeira que dedica seus dias e noites para amenizar a dor de doentes terminais, ou um motorista de ônibus que toma todo o cuidado ao acomodar idosos ou deficientes, independente do percurso que farão.

É por isso que no Dia Internacional da Mulher, eu não comemoro um gênero específico, mas todas as qualidades que nos fazem tão impressionantes, que nos fazem humanos.
Eu comemoro a fé, a coragem e o dom de amar o próximo, seja pela mão delicada de uma mulher, ou pelo braço forte de um homem.

2 comentários:

Lady Di disse...

A gente é porreta mesmo, !! bjos

Lady Di disse...

A gente é porreta mesmo !! Bjos